Notícia



Conheça Bombinhas!

07/04/2017 - 18:13

A cidade de Bombinhas é uma península localizada no litoral catarinense, entre Florianópolis e Balneário Camboriú, é um dos destinos mais procurados no verão em Santa Catarina. Possui no total 39 praias. Algumas delas são acessíveis somente por trilhas ou pelo mar.

Como boa parte do município está localizada dentro da Mata Atlântica, com áreas ainda preservadas e intocáveis, há diversas trilhas que levam à paisagens exuberantes.


A cidade possui três Unidades de Conservação (UC), o Parque Natural Municipal Morro do Macaco, o Parque Natural Municipal da Galheta e a Área da Costeira de Zimbros. Todas de relevante interesse ecológico.


Além de possuir grande patrimônio natural, uma característica marcante de suas praias são as águas cristalinas, fazendo de Bombinhas, um dos principais locais para a prática de mergulho no Brasil.


Para você que irá visitar Bombinhas, fica a dica de que cada praia possui suas características peculiares. Aqui vai um resumo das principais praias e suas características:
 

Bombas


Ao chegar à cidade, a primeira praia que você contemplará será a Praia de Bombas, com mais de 2 km de extensão, possui águas calmas, perfeita para quem quer ir com a  família. Em termos de estrutura, é muito bem servida, possuindo também um calçadão a beira-mar no canto esquerdo da praia.


Bombinhas


Principal praia da cidade se encontra no bairro centro, por isso é indicada para quem gosta de movimento, para quem está a procura de interação. A Praia de Bombinhas é uma praia com infraestrutura completa para turistas. O local conta com quiosques, onde se pode comer e alugar cadeiras e guarda-sóis, além de muitas opções de bares e restaurantes.

O mar é calmo, bastante segura para crianças. Também é ótimo para mergulho e é onde você encontrará as melhores escolas de mergulho.


Praia da Sepultura


Esta praia possui apenas 95 metros de extensão de uma orla muito agradável, com um mar praticamente sem ondas, com águas incrivelmente cristalinas, possibilitando ainda mergulhos inesquecíveis na companhia dos peixes e dos mariscos que pertencem a este ecossistema.

É possível acessar a praia caminhando a partir do costão direito da Praia de Bombinhas, passando pela Praia da Lagoinha; ou ir de carro até as proximidades e depois seguir à pé pela estrada particular (de acesso público) com extensão de 250 metros.


Quatro Ilhas


Também conhecida pelos moradores como a “Praia de Fora”, por estar em mar aberto, a Praia de Quatro Ilhas tem aproximadamente 1 km de extensão, e possui esse nome pelas ilhas que se avista: Macuco, Galés, Deserta e Arvoredo. As três últimas compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.


A praia é conhecida pelas suas ondas bem definidas, sendo ótima para a prática de surf, sendo sede também de competições do esporte. Apesar disso o canto esquerdo da praia é calmo, e possuindo água cristalina. As famílias que visitam esta praia acabam procurando este lado da praia para nadar e mergulhar.

A praia de Quatro Ilhas é uma das mais preservadas por possuir ainda sua restinga natural.


Mariscal


O nome Mariscal surgiu em função da grande quantidade de mariscos em seus costões. A praia possui cerca de cinco quilômetros de extensão, ficando na parte voltada ao mar aberto na península do Canto Grande

Com cenário paradisíaco, a Praia de Mariscal possui águas cristalinas de tons azulados, que refletem ainda mais devido à areia incrivelmente branca. Ainda possui sua vegetação de restinga, atraindo muitos turistas e moradores.

É procurada por quem procura mais sossego e pelos surfistas, devido as suas ondas muito favoráveis ao esporte.


Canto Grande


Praia do Canto Grande é banhada pelo mar dos dois lados. Um deles é o Mar de Dentro, com águas calmas e convidativas ao nado e à prática de esportes náuticos, e é bastante segura para crianças e idosos.


É um lugar recomendado para ver o por do sol, que é simplesmente deslumbrante. Por sua vez, o Mar de Fora apresenta ondas medianas, propícias ao surf, pesca e refrescantes banhos de mar. Durante o inverno as baleias dão o ar da graça, período em que estão procriando ou alimentando seus filhotes e podem ser vista pertinho da costa.

É nesta praia que fica o Parque Municipal do Morro do Macaco, o segundo ponto mais alto da cidade que proporciona ao turista uma bela vista da cidade, da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e também das cidades vizinhas como Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis.


Praia da Tainha


Praia da Tainha, que fica escondida em meio à Mata Atlântica em Bombinhas, possui mar calmo de águas cristalinas sendo procurada para mergulho. É comum avistar diversos animais marinhos, que fazem do lugar especial.


Fica distante do centro de Bombinhas e chegar até ela não é fácil, fazendo dela umas das praias belezas naturais preservadas, que já podem ser vistas pelo caminho. O acesso pode ser de automóvel ou por trilhas, caminho com 1.700 metros.


Já de automóvel o acesso é feito por uma estrada de terra a partir da Praia da Conceição. Pelos caminhos existem diversos mirantes naturais e também o Mirante 360 com bela visão panorâmica.


Retiro dos Padres


A Praia do Retiro dos Padres é cercada por trechos de Mata Atlântica nativa e a faixa de areia é bem arborizada, possuindo muita sombra para abrigar os turistas, seu mar de ondas pequenas e cristalino é perfeito para nadar. Para chegar à Praia dos Padres é necessário seguir pela Av. Manoel José dos Santos e depois ir até o final da Rua das Garoupas, logo após o acesso à Praia da Sepultura.

 

Os atrativos naturais são a principal riqueza da cidade, então se você está preparado para férias sossegadas e convidativas te esperamos aqui em Bombinhas para um encontro com a natureza e com as belezas naturais deste paraíso catarinense.


Se você quiser saber mais detalhes sobre cada praia, fique atento pois falaremos mais sobre todas as praias aqui no blog.




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!