Notícia



Como adquirir o primeiro imóvel em Bombinhas?

22/05/2018 - 11:41

Você estuda, trabalha e se empenha para que um dia consiga conquistar aquele sonho do imóvel próprio. Esse processo é muito comum, e a cada dia mais e mais jovens estão preocupados com o futuro de suas vidas. Muitos, ao casar, procuram estabilizar a vida, a carreira e ter uma família. No entanto, adquirir um imóvel é muitas vezes um dos processos mais indispensáveis para que tudo isso saia do papel de vire realidade, pois é a partir do imóvel que será construída uma nova vida. Para dar um exemplo prático, muitos jovens, ao se formar, iniciam suas jornadas de trabalho, procurando aqui em Bombinhas o imóvel para dar início a suas novas vidas. E pensando nisso, então trazemos um material especial para ajudar nesse processo. Fique com nosso exemplo e veja como adquirir um imóvel em Bombinhas.
 
Agora, você aprenderá mais sobre os primeiros passos para conseguir um imóvel em qualquer lugar.







Estruture um planejamento financeiro
 
Nosso primeiro passo então é estruturar um bom plano financeiro. Você já parou para avaliar sua carreira, seus planos pessoais, quanto ganha e projetar isso para um futuro onde se fixará? Essa é uma etapa essencial do processo. A autoavaliação é o início para estruturar o plano financeiro, pois só entendendo o próprio momento você saberá como seguir adiante.

Sabendo disso, seguimos com o plano financeiro. Busque fazer uma projeção dos seus gastos durante o mês até chegar no ano, como alimentação, financiamentos, água, luz, telefone, internet, tudo aquilo que você deve pagar. Dessa forma, você saberá que uma parte da sua renda está comprometida a custos e não investimentos.

Levantado os gastos, faça uma nova projeção da verba que fica disponível no mesmo período analisado. Sendo assim, você terá um parâmetro maior do quanto poderá se comprometer a pagar pelo imóvel por mês (caso financiado) e quanto precisará guardar e por quanto tempo para adquirir o imóvel listado.

 
Atente-se a custos extras do Imóvel em Bombinhas
 
Custos extras podem ser seu maior inimigo durante o processo de compra do imóvel. Isso porque eles não são listados durante o plano financeiro, mas posteriormente aparecem e prejudicam o orçamento do comprador.

Gastos extras geralmente vem após a compra pelo fato de estarem relacionadas a burocracia posterior ao processo, como alvarás, habite-se, escritura e registro do imóvel. Esse tipo de gasto costuma ser o maior inimigo do comprador se não presumido antes da compra.

Outros gastos extras podem ser aqueles considerados como “vaidade”, como pinturas na cor do gosto do comprador, reformas de adequação, móveis e decorativos. 

Já esse tipo de gasto costuma ser o mais difícil de prever, visto que depende muito dos itens e períodos de compra. Então fazer uma projeção sempre deve ter muita atenção e detalhe.

 
Pesquise com calma – a pressa é inimiga da negociação
 
Partimos agora para o outro passo do nosso planejamento de compra. A pesquisa é a parte mais fundamental do processo de compra de um imóvel em Bombinhas.  Na verdade, é parte fundamental na compra de qualquer imóvel em qualquer lugar. Por isso, siga essa etapa com calma. Não tenha pressa em escolher seu imóvel, mas sim na qualidade de seleção.

Isso significa procurar não o máximo de imóveis possíveis, mas filtrar aqueles com maior potencial de compra e que se encaixe com aquilo que está procurando atender dentro da sua perspectiva de ideal.

 
Tenha também o conhecimento dos fatores macroeconômicos do local e região

Após esse estudo do imóvel, há também a necessidade do estudo do que está em torno do mesmo. Busque então estudar a economia de Bombinhas, onde valoriza mais ou menos. Comércios, logística e tudo mais.

Procure saber como a cidade tem se desenvolvido, como obras, turismo, educação, segurança etc.

Os fatores econômicos nada mais são do que variáveis que impactam o cotidiano da cidade, e, consequentemente a percepção de valor nos imóveis. Quanto mais a cidade estiver bem e com recursos, melhor será a avaliação do imóvel e a própria qualidade de vida.
Outro fato também é a região, buscando fazer o mesmo processo, mas de forma ainda mais expansiva, como a cultura, gastronomia, pontos turísticos e diferença na precificação dos imóveis, especialmente litoral.

 
Estude os fatores de necessidade e eliminação
 
Nesse momento, é hora então de entender mais sobre sua personalidade, gostos, preferências e necessidades. Lembre-se da seguinte frase: “Conheça teu imóvel como a ti mesmo”. Isso significa, se conhece sua personalidade, então será mais assertiva com o imóvel.
Se antes citamos a importância da qualidade de escolha que, visualize suas melhores opções e veja qual delas atende tudo ou o parcialmente o que você precise e quer. Ai sim você pode eliminar aquilo que não precisa haver no imóvel ou cidade, pois tudo o que agrega de característica também agrega valor e custos.

Você pode fazer isso primeiro fazendo um levantamento geral das suas necessidades, como localização, ou seja, bairro, ruas, avenida, etc. Proximidade a comércios estratégicos ou mais longe, menos vizinhança e tranquilidade, partindo para sua conclusão de qual é a melhor opção dentro do ideal e eliminando o que precisa ou não de características do imóvel.

Mas lembre-se também de levar o fato de valorização em conta. Caso pretenda vender o imóvel no futuro, você deve escolher então um bom lugar que valorize seu investimento.
 

Vai financiar? Então prepare-se para dar uma boa entrada
 
Por fim, escolha o método de pagamento. Lembre-se antes de avaliar se vale a pena guardar dinheiro ou financiar. Muitas vezes, caso não haja pressa, poderá guardar dinheiro para compra à vista, ou um bom investimento inicial.

Não cometa o erro ou caia em propagandas falsas com promessas de juros baixos com pequenas entradas. Muitas vezes isso é só manobra de vendas. Mantenha seu foco no orçamento, e busque efetuar uma entrada de pelo menos 30% do valor do imóvel.
Nesse vídeo, há algumas dicas bem legais para essa fase do planejamento. Dá uma olhada.


Somente partindo do autoconhecimento, como citado, você terá a plena certeza da sua escolha do imóvel em Bombinhas e em outro qualquer lugar, além do conforto de não se arrepender posteriormente. O processo de estudar e preparar a si mesmo é fundamental antes de achar um imóvel. E quando achar, tenha confiança e foco na negociação. Com informação em mãos, certamente terá mais qualidade na compra.
 
Ficou comalguma dúvida? Você pode nos encaminhar nos comentários. Aproveite e complete sua leitura lendo nosso material sobre como investir em imóveis em Bombinhas em três passos. E boa sorte!



Newsletter

Receba nossas últimas novidades!