Notícia



Como fazer uma permuta imobiliária - dicas de negócio

22/05/2018 - 11:46

Estabelecer uma residência duradoura é o sonho de muitas pessoas. Comprar o primeiro imóvel e se estabelecer em um local. Mas acontece que nem sempre queremos ficar muito tempo em um lugar. No entanto, como sair de um lugar quando já estabelecemos uma residência, especialmente quando não conseguimos vender um imóvel? Um exemplo prático que vemos no mercado são as permutas como alternativa para mudança. Mas, com fazer isso de forma correta?




Como funciona o processo de permuta
 
Uma das dúvidas que surgem no momento de avaliar a permuta é justamente como ela funciona e quais são os processos para realizá-las de forma legal. Acontece que, diferente da venda do imóvel, a permuta se baseia na troca de bens.
 
Para uma permuta, o negócio deve basear-se na troca dos bens sem transações financeiras (em teoria). Isso significa que, se o seu imóvel por exemplo vale X, o imóvel de interesse também deve valer X. Caso contrário, a permuta fica mais difícil.
 
É comum termos as permutas com retorno sobre a troca, no qual um imóvel pode valer um pouco mais que o outro, sendo então necessário cobrir a diferença por alguma das partes. Acontece que, como saber qual vale mais ou não? Não podemos confiar na autoavaliação como uma forma de negócio.





O primeiro passo para negociar uma permuta
 
Nesse caso, o valor passado por ambas as partes deve compreender a um reconhecimento profissional e mercadológico. Isso significa que, a necessidade uma avaliação terceirizada é uma melhor opção para ambas as partes, visto que é possível que alguma delas pode supervalorizar a própria propriedade para ganhar em cima da negociação.
 
Então, o primeiro passo é buscar ajuda profissional e tratar inteiramente com algum advogado e especialista no mercado imobiliário. Atualmente existem consultores especializados em avaliação de imóveis e propriedades, passando o valor correto para qualquer imóvel. Aqui na Anderson Imóveis, atuamos há 20 anos no mercado catarinense. Trabalhamos com base na valorização do mercado, bem como sua movimentação nacional e regional, passando então a fazer uma projeção local de valorização e avaliando, por fim, onde o imóvel está situado, estrutura, tempo de construção e outros fatores que agregam no valor final do imóvel. A partir disso, é possível passar o valor correto aos donos do imóvel, bem como para aquele que estão interessado em adquiri-lo.  
 
Ao conversar com algum especialista na área, ambas a partes estarão asseguradas do negócio certo, sendo orientados para as próximas etapas, como registro de escrituras, contratos, transações (se houverem), tempo para realizar a troca, etc.
 
Quando vale a pena realizar uma permuta
 
Realizar uma permuta depende de muitos fatores, e pode levar um certo tempo para acontecer. Isso porque encaixar valores de imóveis e interesses é algo muito difícil, mas não impossível. Depende inteiramente de tempo, estudo, conversas e, acima de tudo, paciência. Pois o melhor negócio é aquele feito com calma e análise.
 
Para que a permuta tenha êxito para os dois lados, busque estudar não só o imóvel de interesse, mas também como está a situação da região onde o imóvel ou propriedade de interesse está localizado, como a economia local, empregos, infraestrutura, segurança, saúde, etc. Busque, então, estudar o conjunto dos fatores que podem valorizar ou desvalorizar o imóvel. Quanto mais informações você tiver, mais segurança e confiança para negociar você terá, bem como a certeza de que fez o melhor negócio com a outra parte envolvida.
 
Podemos definir que as melhores permutas são aquelas que atende as necessidades das duas partes. Isso significa que, primeiramente olhe para quais são suas necessidades, seus objetivos em outro lugar, necessidades das duas famílias e se o momento é realmente oportuno.
 
Uma dica é observar o cenário atual onde está morando e se daqui a um ano você quer estar da mesma forma. Um exemplo são os imóveis em Bombinhas, onde a cidade tem crescido bem, e mais pessoas procuram imóveis perto da praia.
 
Logo, busque entender mais sobre o momento de uma cidade, e informe-se.
 
Aproveite para ler nosso outro material sobre dicas para saber quanto vale um imóvel em Bombinhas. Até a próxima.




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!